Adaptação do Corpo ao Exercício Físico

 

ADAPTAÇÃO DO CORPO AO EXERCÍCIO FÍSICO
Adaptação do Corpo ao Exercício Físico


ADAPTAÇÃO DO CORPO AO EXERCÍCIO FÍSICO


O corpo humano é projetado para agir. Os grandes grupos musculares, os tendões e os ligamentos possibilitam que os braços e as pernas executem uma ampla variedade de esforços e atividades físicas, enquanto o cérebro coordena a liberação de sangue, oxigênio e combustível do coração e dos pulmões. Todos os vários sistemas comunicam-se entre si através das vias químicas e nervosas para assegurar uma coordenação precisa da atividade. Quanto mais esses sistemas são utilizados, mais é prazeroso o exercício. Contudo, o sedentarismo acarretará em má condição e debilidade físicas.



EFEITOS DO EXERCÍCIO SOBRE O CORPO


Durante um exercício físico aeróbico realizado por 30 a 45 minutos, a frequência respiratória se eleva aproximadamente três vezes acima da frequência em repouso, quanto a frequência cardíaca, esta duplica ou triplica. Essas alterações súbitas e temporárias das funções orgânicas causadas pelo exercício são denominados de respostas agudas ao exercício e desaparecem logo após o término do mesmo.


Efeitos do exercício
Efeitos do exercício


PULMÕES: Fornecem oxigênio ao sangue, podendo receber mais ar e difundir mais oxigênio ao sangue.


CORAÇÃO: Bombeia sangue rico em oxigênio aos músculos. O coração aumenta de tamanho, pode bombear mais sangue e bate mais lentamente em repouso ou durante o exercício.


MÚSCULOS: Utilizam o oxigênio para queimar combustível para a produção de energia, adquiram tônus e podem queimar mais combustível, especialmente gordura, durante o exercício.

Postar um comentário

0Comentários