10 práticas essenciais para o seu bem-estar

 

Bem Estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.” Para estarmos bem, precisamos cuidar de todas as esferas de nossa vida e realizar práticas de bem-estar. Desde o corpo até as emoções. Em todos os ambientes em que somos afetados (família, trabalho, amizades, bairro, comunidades).


Cultivar o equilíbrio em todos esses meios a partir de práticas constantes é o que deixa nossa mente saudável. Se libertar de frustrações, culpas, desentendimentos ou outras emoções nocivas é um caminho longo, mas pode começar com algumas tarefas interiores, como as que apresentamos a seguir.


1. Acalme sua mente

O primeiro passo para o bem-estar é parar e diminuir o ritmo por alguns minutos. Criar mais intimidade consigo mesmo e com sua mente. Na correria do dia-a-dia, acabamos nos esquecendo de ficar alguns minutos em silêncio. A meditação é prática comprovada para o bem-estar, especialmente quando vista como uma forma de cultivar um estado mental, mas também não precisa se tornar mais um compromisso que irá gerar culpa. Apenas pare em uma posição confortável e aquiete sua mente por alguns minutos quando estiver muito agitado e você já verá como as decisões seguintes se tornam mais leves.

Silêncio

2. Faça o que tem que ser feito

Agir para que as pendências se resolvam o quanto antes também é uma forma de aliviar o estresse, diminuir a culpa e melhorar o bem-estar. Uma boa forma de fazer isso é parar de vincular promessas ou metas em questões pessoais e focar na realização, sem enganar aos outros e a nós mesmos. Procrastinar nada mais é do que encontrar justificativas vazias para nossa falta de força de vontade. Quando não temos a quem justificar, acabamos por fazer o que deve ser feito, e a sensação de dever cumprido é deliciosa.

Dever cumprido

3. Crie conexões verdadeiras

Essa prática é um dos melhores remédios para nosso egoísmo e autocentramento, características que tanto afetam nosso bem-estar. Quando criamos conexões verdadeiras, desenvolvendo interesse genuíno pelo outro, tiramos um pouco o foco de nossas preocupações e nos damos conta dos infinitos universos que existem além do nosso. Isso alivia nossa mente e nos ajuda a formar relações de parceria, que beneficiam um ao outro sem que esse seja o objetivo principal de estar perto e nos doar.

Empatia

4. Sonhe a si mesmo


Desde o começo de nossas vidas, somos convidados a exercer papéis que nem sempre se encaixam com nossas vontades, nossos desejos mais profundos. Entretanto, não estamos presos nas concepções que foram desenhadas para nós. Cada um de nós pode exercer seu potencial humano mais pleno, superando as dificuldades emocionais e as visões limitantes. Conseguir sonhar a si mesmo é olhar para além do que nos é oferecido, encontrar nossas aspirações mais profundas e desenhar passos para alcançá-las. Criar metas e objetivos nesse sentido é mais uma das práticas que nos impulsionam ao bem-estar.

Objetivos

5. Abrace suas incertezas

Em vez de reagir, se culpar, culpar os outros, se estressar, lutar e sofrer com aquilo que acreditamos ser verdade, porque não questionamos nossas verdades e abraçamos as incertezas da vida? Observar onde colocamos seriedade e peso, reconhecendo que nem tudo o que acreditamos ser certo é da mesma forma para todos, nos liberta de sentimentos negativos como a culpa, a pressão, a dor. Na próxima vez que um sentimento se manifestar automaticamente, podemos sorrir para nossa confusão interna e externa, olhando e agindo ao invés de reagindo aos impulsos criados por nossas certezas.


6. Evite o estresse excessivo

A vida agitada e compromissada que muitas pessoas levam acabando gerando um estresse excessivo. O problema é que isso pode agravar a saúde e gerar inúmeras consequências negativas para o bem-estar físico e psicológico, como o surgimento de dores musculares e a famosa insônia.

Stress

Nesses momentos, é preciso reservar um momento para si, respirar fundo e entender o que pode ser melhorado para que o estresse não tome conta. Sempre que se sentir atribulado e pressionado com as demandas da rotina, busque por atividades calmas e revigorantes. Passar um tempo com a família ou fazer uma pequena caminhada em um parque são boas pedidas.


7. Durma bem

Dormir bem é vital para que o corpo consiga descansar e ter energia suficiente para enfrentar mais um dia. Além disso, uma noite de sono bem dormida contribui para a regeneração das células e do organismo como um todo, promovendo mais saúde mental e combatendo diversos tipos de doenças.

Sono


Evite utilizar eletrônicos antes de dormir e tenha uma rotina tranquila pela noite. Lembre-se de que, no outro dia, você terá mais clareza e energia para aproveitar o dia e cumprir com as tarefas.


8. Alimente-se com qualidade

Um dos passos mais fundamentais para ter uma vida mais saudável é contar com uma alimentação equilibrada, fresca e rica em nutrientes. O ideal, também, é evitar comer muito e sobrecarregar o seu sistema digestório, pois isso influencia diretamente o nível de energia do corpo.

Alimentação

Procure por um profissional especializado e avalie qual é o melhor tipo de dieta para o seu caso e rotina. A recomendação é variar nos alimentos, mas sempre priorizando a qualidade nutricional. As refeições devem ser balanceadas, contendo propriedades e vitaminas benéficas, que auxiliem no bom funcionamento do organismo.


9. Pratique atividades físicas

As práticas físicas são essenciais para se alcançar um patamar saudável. O sedentarismo, por outro lado, favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares, além de diabetes, obesidade, depressão e ansiedade.

Atividade física

Habitue-se a caminhar todos os dias, mesmo que por poucos minutos, ou experimente visitar mais vezes a academia do condomínio. Os esportes em grupo também são excelentes opções e melhoram a socialização. O importante é mexer o corpo e fortalecer o organismo — fatores imprescindíveis para alcançar qualidade de vida e bem-estar.


10. Seja positivo

Ser otimista diante da vida e das pessoas torna o indivíduo mais forte e consciente de seu papel no mundo, e essa mentalidade colabora significativamente para se sentir mais feliz e saudável. Você pode, por exemplo, reservar um momento do dia para agradecer pelas coisas que já tem e procurar, sempre que possível, ajudar quem precisa.

Alegria

Ser positivo diante da realidade e no dia a dia, além de colaborar para o bem-estar, ajuda a desenvolver resiliência para atravessar os momentos de dificuldade. Exercitando essa parte, certamente você encontrará mais paz interior e conseguirá lidar com as demandas diárias de forma mais leve.


Manter hábitos para uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas. Se esse é o seu caso, saiba que você pode iniciar com pequenas mudanças na rotina hoje mesmo! Lembre-se de que as práticas positivas colaboram para atingir mais harmonia e equilíbrio, tornando a sua vida muito mais agradável e tranquila.

Postar um comentário

0Comentários