Ansiedade |
Todo mundo experimenta ansiedade em algum momento de suas vidas. Quer se trate de uma próxima apresentação, um procedimento médico importante, preocupações financeiras ou a doença de um ente querido, a ansiedade pode ocorrer sempre que ocorre um evento estressante ou perturbador na vida. Muitas pessoas apresentam sintomas emocionais, como preocupação, inquietação e dificuldade de concentração. Porém, sintomas físicos como fadiga, dores de cabeça, batimentos cardíacos acelerados e sudorese também são comuns.
É importante notar que existem vários tipos de ansiedade – desde a ansiedade de separação até o transtorno de ansiedade generalizada. Os sintomas de cada condição podem variar, portanto, conhecer os sinais pode ajudá-lo a identificar que tipo de ansiedade você pode estar sentindo.
Sintomas físicos do transtorno de ansiedade generalizada
Como um dos transtornos de ansiedade mais comuns, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) afeta até 20% dos adultos. O TAG pode causar uma variedade de sintomas emocionais, como sentir-se consumido pelo medo e pela preocupação, ficar sobrecarregado e ter medos persistentes sobre as coisas do dia a dia.
Mas esta condição também pode produzir os seguintes sintomas físicos:
- Incapacidade de relaxar;
- Se assustar facilmente;
- Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo;
- Dores de cabeça;
- Dor de estômago;
- Dor muscular;
- Dificuldade em engolir;
- Fadiga;
- Contração ou tremor;
- Suor excessivo;
- Falta de ar;
- Diarreia.
Sintomas físicos de ansiedade social
Se você tem ansiedade social , poderá ter pensamentos ansiosos em situações sociais – especialmente se achar que será julgado, humilhado, rejeitado ou avaliado de alguma forma. A ansiedade pode ocorrer quando você conhece novas pessoas, participa de uma entrevista de emprego, responde perguntas em uma aula ou até mesmo conversa com alguém em uma loja.
Muitas pessoas com ansiedade social podem evitar fazer coisas que as coloquem nessas situações sociais. Mas algumas das consequências emocionais desta evitação podem por vezes incluir isolamento e solidão.
Além disso, sintomas físicos também podem ocorrer se você sentir ansiedade social, incluindo:
- Rubor;
- Suando;
- Tremendo;
- Postura corporal rígida;
- Frequência cardíaca rápida;
- Não fazer contato visual com outras pessoas;
- Náusea ou vômito.
Sintomas físicos do transtorno de pânico
O transtorno do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que causa ondas repentinas de medo e sentimentos de pânico. Com essa condição, você pode sentir que está perdendo o controle de seus pensamentos e de seu corpo, mesmo que não esteja em perigo imediato. Além dos pensamentos avassaladores de medo e preocupação, muitas pessoas com transtorno de pânico ou que sofrem ataques de pânico apresentam sintomas físicos. Muitas vezes, esses sintomas lembram um ataque cardíaco.
Os ataques de pânico podem ser particularmente debilitantes porque podem ocorrer a qualquer momento. Isso faz com que as pessoas com transtorno do pânico se preocupem com a possibilidade de ter outro ataque de pânico e pode levá-las a alterar suas vidas ou a evitar qualquer coisa que considerem que possa causar um ataque de pânico. Também não há como prever com que frequência ocorrerá um ataque de pânico. Algumas pessoas os tomam várias vezes ao dia, enquanto outras só os tomam uma ou duas por ano.
Se você tiver transtorno de pânico ou ataques de pânico, é possível sentir os seguintes sintomas físicos:
- Coração acelerado;
- Suando;
- Arrepios;
- Tremendo;
- Falta de ar;
- Tontura;
- Náusea;
- Dormência nas mãos;
- Dor abdominal;
- Dor no peito.
Sintomas físicos de ansiedade de separação
Embora a maioria das pessoas presuma que a ansiedade de separação ocorre apenas em crianças, ela também pode afetar adultos. Os adultos que sofrem de ansiedade de separação têm medo de ficar longe de seus entes queridos. Com a ansiedade de separação, você pode se preocupar com a possibilidade de algo acontecer com seus entes queridos enquanto você estiver separado. Essa condição também pode influenciá-lo a evitar passar tempo sozinho ou viajar sem entes queridos.
Se você sofre de ansiedade de separação, também pode sentir alguns sintomas físicos, como:
- Pesadelos;
- Dores de cabeça;
- Dor de estômago;
- Náusea ou vômito;
- Falta de ar.
Quando entrar em contato com um profissional de saúde
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5), as pessoas desenvolvem um transtorno de ansiedade quando apresentam sintomas por mais de seis meses. Mas você não deve esperar tanto antes de consultar um médico – especialmente se seus sintomas estiverem interferindo em sua vida diária.
Tenha em mente: os sinais físicos de ansiedade podem imitar os de outras condições médicas. Portanto, é importante consultar o seu médico logo se notar alterações na sua saúde física, para que ele possa avaliar se os seus sintomas são devidos a uma condição subjacente diferente. Os especialistas também recomendam consultar um médico o mais rápido possível se desenvolver palpitações cardíacas , dificuldade para respirar e problemas de sono.
Perguntas a serem feitas a um profissional de saúde
Se você decidir fazer uma avaliação de sua ansiedade, pode ser útil vir preparado com algumas perguntas para fazer ao seu médico. Considere o seguinte:
- Qual é a diferença entre ansiedade normal e um transtorno de ansiedade?
- Como saber a diferença entre um ataque de pânico e um ataque cardíaco?
- Quais testes estão disponíveis para diagnosticar ansiedade?
- Há coisas que posso fazer em casa para reduzir meus sintomas físicos?
- Quais tratamentos estão disponíveis se o autocuidado e os remédios caseiros não ajudarem?
Uma revisão rápida
Todo mundo experimenta ansiedade em algum momento da vida. Embora muitas pessoas com ansiedade apresentem sintomas emocionais, como medo, pensamentos de preocupação e dificuldade de concentração, os sintomas físicos geralmente ocorrem paralelamente. Seus sintomas físicos exatos dependerão do tipo de ansiedade que você está sentindo – seja TAG, transtorno de pânico, ansiedade social ou ansiedade de separação. Em muitos casos, os sintomas físicos podem incluir dificuldade para dormir, náuseas, dores de cabeça e dores musculares.
0Comentários