Usando o celular antes de dormir |
Dormir bem e na hora correta é fundamental para garantir a saúde do corpo a curto e médio prazos. Atrasar o sono é um boicote emocional chamado de procrastinação vingativa.
Você sabia que há um nome e uma causa para aquele tempo que você fica no celular rolando a tela e “tirando um tempo pra si” ao invés de dormir e descansar? Sim, esse momento, chamado procrastinação de vingança na hora de dormir, é uma tentativa de nos enganarmos em relação ao tempo que não dedicamos a nós mesmos, mas apenas a outras tarefas (trabalho, casa, família, estudo) e uma forma de sabotagem da saúde e do descanso.
O termo procrastinação vingativa na hora de dormir surgiu em 2014 e vem se popularizando com o passar dos anos, principalmente porque o ser humano tem uma tendência natural de procrastinar, tanto que cerca de 25% da população empurra responsabilidades e tarefas em algum aspecto da sua vida.
Na procrastinação vingativa na hora de dormir, a pessoa atrasa propositalmente a hora de ir dormir sem ter um motivo plausível para fazer isso. Inclusive, ela sabe que atrasar o sono e dormir menos resultará em consequências ruins, como excesso de cansaço no dia seguinte, um possível atraso nos compromissos, falta de atenção pelo sono.
Quem costuma se vingar de si mesmo e dormir menos do que deveria?
A procrastinação vingativa na hora de dormir é super comum entre pessoas que têm uma agenda muito lotada, trabalhos estressantes ou rotinas de estudo pesadas. Nesse cenário, a hora que deveriam ir dormir é o momento que elas têm para fazer algo por si mesmos e, por isso, acabam se “vingando” dessa falta de tempo livre ao longo do dia assistindo um ou mais episódios de uma série ou jogando um joguinho no celular ao invés de apagar as luzes e dormir.
Como efeito desse comportamento, a pessoa vive dentro de uma bola de neve. A procrastinação vingativa na hora de dormir resulta no atraso na demora para pegar no sono, em menos horas dormidas e maior letargia – e muitas vezes sem ter uma recuperação na noite seguinte, quando acontece uma nova “vingança”.
A procrastinação tem consequências a curto e médio prazo
Quando você procrastina o repouso noturno sente as mesmas consequências de quem teve uma noite mal dormida. A curto prazo, ou seja, já na manhã seguinte, a pessoa acorda esgotada e ainda pode perceber:
• diminuição das funções cognitivas;
• dificuldade de memorização e aprendizado;• maior propensão a pegar gripes e resfriados;
• redução da atenção;
• menos autocontrole e maior propensão a comer mais e consumir café em excesso;
• maior irritabilidade e níveis de estresse;
• maior probabilidade de se envolver em acidentes de trânsito.
Já a médio e longo prazo, as consequências dessa falta de sono incluem:
• maior risco de AVC, infarto e hipertensão;• níveis menores de desejo sexual;
• maior risco de demência na velhice;
• risco aumentado de diabetes;
• menor expectativa de vida.
Como evitar a procrastinação vingativa na hora de dormir?
A melhor forma de evitar é trabalhar a higiene do sono e criar uma rotina de bons hábitos noturnos. Com isso, educa o cérebro, que sabe a hora de desacelerar.
E uma última dica: essa rotina precisa incluir a desconexão de aparelhos eletrônicos, pois a luz azul das telas atrapalha a produção da melatonina, o hormônio do sono. E não desista nos primeiros dias: construir um novo hábito exige esforço e tempo e, com o passar dos dias, você vai perceber o quanto ter uma noite bem dormida faz bem!
0Comentários