Dor de cabeça |
Existem vários tipos de dores de cabeça , que são primárias ou secundárias. As dores de cabeça primárias não têm uma causa subjacente clara, já as dores de cabeças secundárias são o resultado de um problema de saúde subjacente.
A chave para tratar sua dor de cabeça é saber o que a causa. Você pode ajudar a identificar a causa descrevendo sua dor e sintomas. Uma enxaqueca pode ocorrer no lado esquerdo ou direito da cabeça. Você normalmente sentirá dor relacionada aos seios da face, em contraste, atrás dos olhos. Uma dor de cabeça tensional pode causar dor na parte de trás ou no topo da cabeça.
As dores de cabeça são muito comuns, de acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), 90% da população já teve, tem ou vai ter dor de cabeça, dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) apontam que cerca de 140 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça. Esse número representa mais de 50% da população brasileira, que atualmente é de quase 203 milhões de pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Continue lendo para aprender sobre os diferentes tipos de dores de cabeça, sintomas e como tratá-los.
Dores de cabeça primárias comuns
As dores de cabeça primárias não têm causa subjacente aparente, como uma doença ou lesão. Essas dores de cabeça normalmente não são perigosas, mas podem afetar negativamente sua qualidade de vida.
1. Dores de cabeça crônicas diárias
Você pode ter dores de cabeça crônicas diárias se tiver dores de cabeça pelo menos 15 dias por mês durante mais de três meses. Dores de cabeça crônicas diárias geralmente ocorrem no lado esquerdo ou direito da cabeça. Outros sintomas incluem inchaço nos olhos, ptose (olhos caídos), pupilas pequenas, nariz entupido e olhos lacrimejantes.
As dores de cabeça primárias não têm uma causa subjacente clara, mas os fatores de risco incluem alta ingestão de cafeína, obesidade e distúrbios do sono. Esse tipo de dor de cabeça também pode evoluir de enxaqueca crônica, cefaleia tensional episódica ou uso excessivo de analgésicos.
O tratamento depende do que está causando suas dores de cabeça. Um profissional de saúde pode aconselhá-lo a limitar o uso de medicamentos para ver se isso está causando sua dor.
2. Dores de cabeça em salvas
As cefaleias em salvas ocorrem em grupos ou ciclos. Cada ataque dura cerca de 15 minutos a três horas. As cefaleias em salvas ocorrem regularmente, até mesmo várias vezes por dia, durante um determinado período. Você pode experimentar um período sem dor de cabeça que dura até um ano.
Essas dores de cabeça aparecem repentinamente, geralmente duas a três horas depois de adormecer. Você pode desenvolver dor intensa e debilitante no lado direito ou esquerdo da cabeça. Outros sintomas incluem inchaço nos olhos, olhos vermelhos e lacrimejantes e nariz escorrendo ou entupido no mesmo lado da dor de cabeça.
A causa das dores de cabeça em salvas é desconhecida. Uma liberação repentina de substâncias químicas, como histamina ou serotonina, no corpo pode causar dores de cabeça em salvas. Os gatilhos podem incluir álcool, certos alimentos, cigarros e grandes altitudes.
O tratamento para dores de cabeça em salvas é uma abordagem dupla. Você pode ajudar a interromper um ataque com spray nasal, injeções de diidroergotamina (DHE), oxigenoterapia e medicamentos triptanos. Medicamentos para alergia, antidepressivos, medicamentos para pressão arterial e medicamentos para convulsões podem ajudar a prevenir ataques futuros. Também é essencial observar o que desencadeia suas dores de cabeça e evitá-las, se possível.
3. Enxaqueca
Cerca de 12% dos americanos têm enxaquecas crônicas . As enxaquecas são fortes dores de cabeça que causam uma dor pulsante ou latejante em um lado da cabeça.
Outros sintomas incluem sensibilidade à luz e ao som, náusea e fraqueza. Aura, que inclui alterações visuais (por exemplo, luzes brilhantes e linhas onduladas) e dormência, pode preceder uma enxaqueca.
A causa exata das enxaquecas não é clara, mas os seus genes podem desempenhar um papel. Os gatilhos podem incluir:
- Ansiedade e estresse
- Luzes brilhantes e piscantes
- Cafeína
- Mudanças hormonais
- Barulhos altos
- Medicação
- Cheiros fortes
- Tabaco
- Dormir pouco ou muito
- Mudanças climáticas
Não há cura para enxaquecas, mas você pode aliviar e prevenir os sintomas. Os tratamentos incluem medicamentos com ergotamina ou triptano e analgésicos. Tente descansar com os olhos fechados em um quarto silencioso e escuro se tiver enxaqueca. Beber bastante líquido e colocar uma compressa fria na testa pode ajudar a aliviar os sintomas.
4. Dores de cabeça tensionais
Dores de cabeça tensionais são o tipo mais comum de dor de cabeça. Os sintomas incluem uma dor constante, surda e não latejante, geralmente em ambos os lados da cabeça. As dores de cabeça tensionais não são tão graves quanto as enxaquecas e geralmente não são causadas por náuseas e vômitos.
Você pode desenvolver essas dores de cabeça se tiver músculos tensos no pescoço, mandíbula, couro cabeludo e ombros. Os fatores de risco incluem ansiedade, depressão e estresse. Certos hábitos, como não comer bem ou dormir o suficiente, trabalhar demais e consumir álcool, podem contribuir para dores de cabeça tensionais.
O tratamento pode incluir:
- Antidepressivos
- Biofeedback, que mede certas funções corporais (por exemplo, pressão arterial e frequência cardíaca) para ajudar a treiná-lo para controlá-las
- Pacotes de gelo
- Relaxantes musculares
- Analgésicos (por exemplo, paracetamol e ibuprofeno), com ou sem cafeína
- Psicoterapia
- Descansar
Dor de cabeça comum² |
Dores de cabeça secundárias comuns
Um problema de saúde subjacente causa dores de cabeça secundárias. As causas podem incluir abstinência de cafeína, doenças, infecções e menstruação.
5. Dores de cabeça por abstinência de cafeína
Uma dor de cabeça por abstinência de cafeína pode ocorrer se você normalmente toma café todos os dias em um determinado horário e depois deixa de tomá-lo. Como resultado, você pode desenvolver uma dor de cabeça latejante. Pessoas que consomem grandes quantidades de cafeína regularmente podem correr risco de sintomas de abstinência se tentarem parar de fumar.
Consumir cafeína para aliviar a dor de cabeça relacionada à abstinência. No entanto, você pode precisar sentir essa dor temporariamente se estiver tentando limitar ou abandonar a cafeína. Pode ajudar diminuir a ingestão de cafeína gradualmente, em vez de de uma só vez.
6. Dores de cabeça dentárias
Existem condições dentárias que podem causar dores de cabeça ou no rosto. A dor pode irradiar para a parte posterior ou lateral da cabeça ou para o pescoço. A pressão ao redor da cabeça pode ser do tipo tensão ou semelhante à enxaqueca.
O bruxismo, por exemplo, ocorre quando você aperta, range ou range os dentes. Esta condição de saúde causa hiperatividade muscular, que pode resultar em dores de cabeça e espasmos musculares. O distúrbio da articulação temporomandibular (ATM) é outro problema dentário que afeta as articulações do rosto, localizadas logo na frente da orelha. Essas articulações conectam a mandíbula ao crânio. Outros sintomas incluem cliques ou estalos dolorosos na articulação, movimentos articulares anormais e distúrbios de mordida.
Seu dentista pode diagnosticar esses tipos de dores de cabeça. O tratamento pode incluir protetores de mordida, analgésicos, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia. Reduzir o estresse também pode ajudar.
7. Dores de cabeça matinais
Existem vários culpados possíveis se você estiver acordando com dor. As enxaquecas são mais prováveis de acontecer pela manhã, por exemplo. A pesquisa mostrou que pessoas com apneia do sono também são propensas a dores de cabeça no início do dia. Este distúrbio do sono faz com que sua respiração pare ou fique superficial e reinicie várias vezes durante o sono. Acordar consistentemente com dor de cabeça pode ser um sintoma de tumor cerebral, embora seja raro.
Você pode tratar uma dor de cabeça matinal com analgésicos. Abordar o problema subjacente, como enxaqueca crônica ou apnéia do sono, pode ajudar.
8. Dores de cabeça com sorvete
Essa dor de cabeça, comumente conhecida como congelamento do cérebro, causa uma dor aguda na cabeça quando você consome uma bebida gelada ou um tratamento em um dia quente. Quase todo mundo fica com o cérebro congelado pelo menos uma vez na vida, mas as pessoas com enxaqueca crônica correm um risco maior do que outras.
A temperatura do paladar (céu da boca) cai quando você come ou bebe uma grande quantidade de alimentos ou líquidos muito frios. Os vasos sanguíneos se contraem como um reflexo de sobrevivência para manter a temperatura central do corpo. Esses vasos sanguíneos se abrem rapidamente, enviando sinais de dor ao cérebro.
Um congelamento cerebral não é sério. Faça uma pausa na guloseima gelada até que a dor desapareça. Você também pode tomar um gole de água morna para ajudar a aumentar a temperatura na boca.
9. Enxaquecas Menstruais
As enxaquecas menstruais afetam cerca de 60% das mulheres que sofrem de enxaquecas. Esse tipo de dor de cabeça intensa geralmente ocorre entre dois dias antes e três dias depois do início da menstruação.
A queda repentina do estrogênio logo antes da menstruação às vezes pode desencadear uma enxaqueca. Os contraceptivos orais afetam os níveis de estrogênio, portanto, as pessoas que tomam pílulas anticoncepcionais podem ter enxaquecas menstruais frequentes.
Você pode tratar enxaquecas menstruais com uma combinação de aspirina, paracetamol e cafeína (AAC). Outros medicamentos incluem analgésicos e triptanos. Algumas evidências sugerem que os suplementos de magnésio também podem aliviar a dor relacionada à menstruação.
10. Dores de cabeça de orgasmo
Essas dores de cabeça, causadas pelo orgasmo, são relativamente raras e mais comuns em adultos jovens, principalmente em homens. As dores de cabeça do orgasmo geralmente começam logo após o início da atividade sexual e terminam em uma dor de cabeça em forma de trovão no clímax. Essa forte dor de cabeça surge em um minuto e dura pelo menos cinco minutos.
Essas dores de cabeça geralmente desaparecem por conta própria. Você pode consultar um médico se sentir dores de cabeça orgásmicas com frequência. Raramente são um sinal de algo grave. Tomar um analgésico antes da atividade sexual pode ajudar a aliviar a dor.
11. Dores de cabeça de recuperação
O uso excessivo de analgésicos para dores de cabeça, incluindo aspirina, paracetamol, ibuprofeno ou medicamentos prescritos, pode levar a dores de cabeça rebote. As dores de cabeça de rebote geralmente começam de manhã cedo, com localização e gravidade mudando de dia para dia. Você também pode sentir ansiedade, irritabilidade, depressão, náusea e dificuldade para dormir.
Muita medicação pode fazer com que seu cérebro mude para um estado de excitação, provocando mais dores de cabeça. Sua dor de cabeça também pode ser um sintoma de abstinência à medida que o medicamento diminui em seu corpo.
Quanto medicamento é demais e com muita frequência? Limite os analgésicos a não mais do que dois dias por semana, se possível. Fale com um médico para descobrir se você pode alterar sua prescrição se um medicamento atual estiver causando dores de cabeça.
12. Dores de cabeça nos seios da face
Dores de cabeça nos seios da face geralmente causam dor persistente na região nasal, piorando com o tempo. Essas dores de cabeça surgem se os seios da face atrás das bochechas, olhos e nariz ficarem inchados. A dor pode piorar pela manhã ou quando você se inclina para a frente.
As pessoas costumam confundir dores de cabeça nos seios da face com tipos mais comuns de dores de cabeça, disse Peter Goadsby, MD, PhD , especialista em dor de cabeça da UCLA Health . Assim como as dores de cabeça nos seios da face, a dor de cabeça em salvas causa nariz entupido e olhos lacrimejantes. A dor de cabeça sinusal, por outro lado, se desenvolve a partir de uma infecção e causa secreção nasal espessa.
As infecções sinusais geralmente desaparecem por conta própria ou com antibióticos. Normalmente, você pode aliviar a dor relacionada aos seios da face com descongestionantes e analgésicos.
13. Dores de cabeça de fim de semana
Algumas pessoas podem desenvolver dores de cabeça que aparecem principalmente nos finais de semana. Essas dores de cabeça geralmente ocorrem se você fica estressado durante a semana ou vai para a cama tarde e dorme demais nos fins de semana. Outra causa pode ser a abstinência de cafeína se você não consumir tanto quanto durante a semana.
É essencial seguir seu horário regular de dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. Analgésicos também podem ajudar.
Como posso saber que tipo de dor de cabeça tenho?
Você pode saber que tipo de dor de cabeça você tem pelo local onde ela ocorre . As enxaquecas, por exemplo, geralmente ocorrem no lado esquerdo ou direito da cabeça. As dores de cabeça em salvas também afetam um lado da cabeça, mas geralmente afetam os olhos. Dores de cabeça sinusais geralmente acontecem atrás dos olhos.
Tente manter um diário de suas dores de cabeça, quando elas ocorrem e o que você está fazendo antes do início dos sintomas. Você pode ver um padrão e ser capaz de identificar possíveis causas ou gatilhos. Uma enxaqueca menstrual, por exemplo, ocorrerá logo antes ou no início da menstruação. Você pode ter dor de cabeça dentária se notar sintomas relacionados aos dentes.
Quando entrar em contato com um profissional de saúde
A grande maioria das dores de cabeça não é perigosa e pode ser resolvida em casa. Consulte um médico, entretanto, se tiver dores de cabeça que:
- São piores pela manhã
- Mudaram de intensidade
- Durar mais do que alguns dias
- Torne difícil adormecer e continuar dormindo
- Ocorrem frequentemente sem causa aparente
Quando procurar tratamento médico imediato
A maioria das dores de cabeça não é uma emergência, mas existem alguns sintomas que justificam atenção médica. Uma dor de cabeça que ocorre repentinamente e é rapidamente "explosiva", por exemplo, pode indicar um aneurisma cerebral, que faz com que uma artéria no cérebro inche e se encha de sangue. Um aneurisma pode ser fatal se estourar.
Procure tratamento médico imediato se tiver:
- Confusão
- Dor de cabeça que não desaparece com tratamento
- Uma febre alta
- Dormência e fraqueza
- Dor diferente das dores de cabeça anteriores
- Dor que o impede de comer ou beber
- Fala arrastada
- Torcicolo
- Dor repentina e intensa
- Vômito
Como você pode prevenir dores de cabeça?
Não é totalmente possível prevenir dores de cabeça, mas há algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco. Aqui estão algumas maneiras de prevenir dores de cabeça:
- Evite os gatilhos: mantenha um diário do que causa suas dores de cabeça ou enxaquecas e tome medidas para evitar os gatilhos. Isso pode incluir álcool, café e fumo.
- Melhore sua postura: Isso ajuda a evitar que seus músculos fiquem muito tensos ou tensos, o que pode causar dores de cabeça tensionais.
- Limite o uso de analgésicos: você pode desenvolver uma dor de cabeça rebote se tomar analgésicos com muita frequência. Tente reduzir o uso para não mais que dois dias por semana.
- Tome medicamentos preventivos: Um profissional de saúde pode aconselhar medicamentos anticonvulsivantes, antidepressivos, medicamentos para pressão arterial e infecções por Botox se você tiver enxaqueca crônica para prevenir ataques.
- Experimente um dispositivo de estimulação elétrica: você usará este dispositivo semelhante a uma faixa para a cabeça uma vez por dia durante 20 minutos se tiver enxaqueca crônica.
- Use um umidificador: Isso adiciona umidade ao ar para evitar que os seios da face fiquem muito secos.
Uma revisão rápida
As dores de cabeça podem ter inúmeras causas e os sintomas podem variar amplamente. Você pode ter dor de cabeça ocasionalmente - digamos, antes da menstruação ou devido à abstinência de cafeína - ou pode ter tendência a dores de cabeça crônicas.
O prognóstico das dores de cabeça varia de acordo com a causa, embora a grande maioria não seja grave. Dores de cabeça crônicas, porém, podem afetar negativamente sua qualidade de vida. Evitar os gatilhos e tomar medicamentos preventivos pode ajudar a melhorar os resultados.
0Comentários