Uma das maiores dificuldades que as pessoas passam e a de montar os lanches intermediários, aqueles feitos na hora que bate uma fominha e não está ainda na hora do almoço ou jantar. Se você sofre com o mesmo, hoje venho ajudá-lo nessa tarefa e dar opções saudáveis para você variar o cardápio sem cair em alimentos ultra processados.
Palitinhos de vegetais |
Para quem ainda está trabalhando em home office, tem alguns lanches que são rápidos de serem preparados e saciam muito, como os palitos de vegetais. No domingo à noite, higienize cenoura, pepino, pimentão e corte-os em fatias. Depois, é só coloca-los dentro de um pote e cobrir com água filtrada —assim eles ficam crocantes por cinco dias.
Tomate cereja |
O tomate-cereja também é uma boa pedida, você precisa apenas higienizá-lo e deixá-lo dentro de um potinho fechado. Se não quiser ter trabalho, pode comprar aquelas cenouras baby que já são comercializadas higienizadas. Estes vegetais podem ser consumidos no lugar dos biscoitos e torradas —é uma troca excelente, pois você estará consumindo alimentos ricos em fibras, nutrientes e de baixas calorias.
Patê |
Os palitos devem ser acompanhados por um patê e aqui temos diversas opções. Se o seu foco é o emagrecimento, os patês ricos em proteína são as melhores pedidas, como patê de atum ou sardinha, feito com iogurte natural.
Queijo cottage com azeite |
Patê de Homus |
Agora, se você vai treinar no fim do dia, vale a pena consumir um patê que tenha carboidrato e proteína como o homus, que é feito à base de grão-de-bico. Uma dica é comprar a pasta em um restaurante que você gosta e congelar em potes pequenos(ele descongela super bem, sem perder o sabor e a textura), assim você não precisa nem ter o trabalho de preparar sua própria receita.
Se você gosta de comer algo doce, a opção é usar as frutas a seu favor. O grande segredo é não comer somente elas e sempre acompanhá-las com alguma gordura boa ou proteína.
Geleia de frutas |
Você pode comprar um iogurte natural integral (aqueles que só têm como ingrediente o leite e o fermento) e comer com fruta picada. Algumas pessoas acham o iogurte azedo demais, então a dica é comprar aquelas geleias sem açúcar e sem adoçante que são feitas somente com fruta, e adicionar uma colher desta geleia no iogurte, assim você adoça, dá um sabor especial e pode fazer varias combinações de frutas.
Fruta cozida |
Outra opção para quem tem o micro-ondas disponível é fazer a fruta cozida —ela mata demais a vontade de comer um doce. As frutas que mais combinam são a banana, a maçã, a pera e o abacaxi. Para fazer, basta colocar a fruta cortada em um prato de vidro ou porcelana, polvilhar canela em pó e levar ao micro-ondas por 2 a 4 minutos (o tempo varia de acordo com a potência do seu aparelho).
Fruta cozida recheada |
Quem gosta de chocolate, a dica é, quando estiver faltando um minuto para finalizar o cozimento da fruta, picar um ou dois quadradinhos de chocolate por cima da fruta, assim ele derrete e fica realmente parecendo uma sobremesa. Quando tirar a fruta do micro-ondas, polvilhe por cima semente de chia ou linhaça ou castanhas picadas. Ao adicionar sementes ou castanhas, a absorção do carboidrato da fruta será lenta e gradual, com isso prolongamos a sensação de saciedade. Evite consumir somente a fruta.
Bolo de frigideira |
E para quem está acostumado a preparar a marmitinha na noite anterior para levar pro trabalho, uma excelente opção são os pães e bolos de frigideira. Você faz na noite anterior, guarda em um pote fechado na geladeira e no dia seguinte, pela manhã, basta colocar na bolsinha térmica para comer à tarde.
Como vimos, a base de uma alimentação saudável é a escolha adequada dos alimentos e ingredientes. Evitar ao máximo alimentos ultra processados e optar pelos alimentos em sua forma mais natural, respeitando as regiões e estações de produção e colheita, é fundamental.
0Comentários