A água de arroz ajuda no crescimento do cabelo? Dermatologistas avaliam a tendência da mídia social

 

Água de arroz
Água de arroz

A água de arroz tornou-se uma forma popular de melhorar a saúde do cabelo, mas apesar do seu impacto online, a simples dica para o crescimento do cabelo pode não ser de muita ajuda, dizem os especialistas. Para ajudar o cabelo a crescer e reparar qualquer dano, os usuários do TikTok juram enxaguar o cabelo com a água turva e rica em amido que vem da imersão ou lavagem do arroz. 

Há um grande interesse na água de arroz para a saúde do cabelo, e suas aplicações e métodos variam frequentemente de pessoa para pessoa. Às vezes as pessoas deixam a água repousar e fermentar, muitas vezes adicionando cascas de frutas cítricas para mascarar o cheiro. Algumas pessoas usam essa mistura todos os dias, enquanto outras uma vez por mês. De um modo geral, os defensores deste regime de cuidados capilares afirmam que resulta em cabelos sedosos e com aparência saudável. Mas os dermatologistas não têm tanta certeza.

Não há pesquisas suficientes para apoiar a água de arroz para o cabelo.

Água de arroz para cabelo
Água de arroz para cabelo


A prática de molhar o arroz em água e usá-lo para tratar os cabelos não é nova.

Pessoas que vivem em vários países asiáticos usam água de arroz há milhares de anos. Muitas postagens nas redes sociais atribuem a técnica às mulheres Yao da China, que usam água de arroz fermentada em seus longos cabelos. Também está associado a mulheres japonesas por volta de 1000 DC que usavam 'Yu-Su-Ru' (ou água de arroz) para pentear os cabelos.

Com sua longa história e atual base de fãs leais, muitas pessoas têm evidências anedóticas de que a água de arroz pode melhorar a saúde do cabelo. O próprio arroz contém nutrientes como magnésio, ferro, ácido fólico, tiamina e niacina. E a água de arroz contém substâncias fenólicas, que podem ajudar a tratar a alopecia areata.
No entanto, os especialistas dizem que ainda não há evidências suficientes para provar que a água de arroz pode melhorar a saúde do cabelo. Na verdade, para algumas pessoas, pode até piorar as coisas.


Os benefícios da água de arroz podem ser atribuídos a outros fatores.

Tratamento com água de arroz
Tratamento com água de arroz

Os especialistas concordam que a água de arroz provavelmente não melhorará o seu cabelo. Na verdade, este tratamento pode receber injustamente o crédito por outras mudanças no estilo de vida ou produtos que podem melhorar a saúde do cabelo.

A dieta é uma explicação possível.

As pessoas que tradicionalmente enxaguam o cabelo com água de arroz também podem seguir uma dieta saudável com baixo teor de alimentos processados, disse Hooper. O cabelo sedoso das mulheres Yao ou de outras pessoas pode vir de outro aspecto de sua dieta ou estilo de vida, e não da lavagem com água de arroz fermentado.

As pessoas também podem confundir o enxágue com água de arroz com extrato mineral de farelo de arroz. Este ingrediente é encontrado em alguns produtos para o cabelo e pode ajudar a promover o crescimento do cabelo.

Uma revisão publicada em 2022 incluiu 10 estudos sobre o tema. Os pesquisadores concluíram que o extrato mineral de farelo de arroz pode prolongar o tempo que o folículo capilar está na fase anágena, que é quando ocorre o crescimento do folículo.

Portanto, embora o extrato mineral de farelo de arroz pareça promissor para a saúde do cabelo, a água de arroz feita de arroz processado não tem mérito com base nas evidências científicas atuais.

Confie nos conselhos de profissionais de saúde sobre cuidados com os cabelos.

Profissionais especializados
Profissionais especializados

Tal como acontece com outras tendências e conselhos de saúde que circulam online, as pessoas devem ter cautela antes de embarcar no movimento da água de arroz.

Esses tipos de produtos naturais ou remédios caseiros nem sempre funcionam, o que pode ser frustrante, principalmente para quem deseja prevenir ou retardar a queda de cabelo. As pessoas podem estar perdendo tempo lidando com água de arroz em vez de buscar soluções junto aos profissionais de saúde. "Como o cabelo, a pele e as unhas são tão acessíveis a todos, acho que algumas pessoas esquecem que são órgãos."

Se alguém quiser tentar melhorar a saúde do cabelo ou aumentar o crescimento do cabelo , certas mudanças no estilo de vida, como reduzir o estresse, tratar a caspa e evitar ferramentas de aquecimento do cabelo, podem ajudar. As pessoas também podem procurar produtos com extrato mineral de farelo de arroz ou produtos similares, desde que sejam formulados para serem seguros para o cabelo.

E nem todos os conselhos das redes sociais são ruins. As pessoas podem seguir dermatologistas certificados ou a Academia de Dermatologia no Instagram e no TikTok para garantir que estão recebendo informações verificadas por especialistas.


Gostou desse conteúdo comente, curte e compartilhe!


Postar um comentário

0Comentários