Sintomas de Alzheimer e demência |
A perda de memória que perturba a vida diária pode ser um sintoma da doença de Alzheimer ou de outra demência. A doença de Alzheimer é uma doença cerebral que causa um lento declínio nas habilidades de memória, pensamento e raciocínio. Existem 10 sinais e sintomas de alerta. Se você notar algum deles, não os ignore. Agende uma consulta com seu médico.
Perda de memória que atrapalha a vida diária.
Esquecimento de informações |
Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer, especialmente na fase inicial, é o esquecimento de informações aprendidas recentemente. Outros incluem esquecer datas ou eventos importantes, fazer as mesmas perguntas repetidamente e precisar cada vez mais de recursos de memória (por exemplo, lembretes ou dispositivos eletrônicos) ou de membros da família para coisas que costumavam fazer sozinhos.
Desafios no planejamento ou solução de problemas.
Algumas pessoas que vivem com alterações na memória devido à doença de Alzheimer ou outra demência podem experimentar alterações na sua capacidade de desenvolver e seguir um plano ou trabalhar com números. Eles podem ter problemas para seguir uma receita familiar ou controlar as contas mensais. Eles podem ter dificuldade de concentração e demorar muito mais para fazer as coisas do que antes.
Dificuldade em completar tarefas familiares.
As pessoas que vivem com alterações de memória causadas pela doença de Alzheimer ou outras demências muitas vezes têm dificuldade em realizar as tarefas diárias. Às vezes, eles podem ter dificuldade para dirigir até um local conhecido, organizar uma lista de compras ou lembrar as regras de um jogo favorito.
Confusão de memórias |
Confusão com tempo ou lugar.
Pessoas que vivem com Alzheimer ou outra demência podem perder a noção de datas, estações e da passagem do tempo. Eles podem ter dificuldade em entender algo se isso não acontecer imediatamente. Às vezes, eles podem esquecer onde estão ou como chegaram lá.
Dificuldade em compreender imagens visuais e relações espaciais.
Algumas pessoas que vivem com Alzheimer ou outra demência podem apresentar alterações na visão. Isso pode causar dificuldade de equilíbrio ou dificuldade de leitura. Eles também podem ter problemas para avaliar a distância e determinar a cor ou o contraste, causando problemas ao dirigir.
Novos problemas com palavras ao falar ou escrever.
Pessoas que vivem com Alzheimer ou outra demência podem ter dificuldade em acompanhar ou participar de uma conversa. Eles podem parar no meio de uma conversa e não ter ideia de como continuar ou podem se repetir. Eles podem ter dificuldades com o vocabulário, ter dificuldade para nomear um objeto familiar ou usar o nome errado (por exemplo, chamar um “relógio” de “relógio manual”).
Dificuldades diárias em diversas situações |
Colocar coisas no lugar errado e perder a capacidade de refazer passos.
Uma pessoa que vive com Alzheimer ou outra demência pode colocar coisas em lugares incomuns. Eles podem perder coisas e não conseguir voltar atrás para encontrá-las novamente. Ele ou ela pode acusar outras pessoas de roubar, especialmente à medida que a doença progride.
Julgamento diminuído ou pobre.
Indivíduos que vivem com Alzheimer ou outra demência podem experimentar mudanças no julgamento ou na tomada de decisões. Por exemplo, eles podem ter mau julgamento ao lidar com dinheiro ou prestar menos atenção à higiene ou à limpeza.
Afastamento do trabalho ou atividades sociais.
Uma pessoa que vive com Alzheimer ou outra demência pode experimentar alterações na capacidade de manter ou acompanhar uma conversa. Como resultado, podem abandonar hobbies, atividades sociais ou outros compromissos. Eles podem ter dificuldade em acompanhar um time ou atividade favorita.
Alzheimer e demência |
Mudanças de humor e personalidade.
Indivíduos que vivem com Alzheimer ou outra demência podem apresentar alterações de humor e personalidade. Eles podem ficar confusos, desconfiados, deprimidos, medrosos ou ansiosos. Eles podem ficar facilmente chateados em casa, com amigos ou quando estão fora de sua zona de conforto.
Faça uma verificação. A detecção precoce é importante.
Para concluir, se você notar um ou mais sinais em você ou em outra pessoa, pode ser difícil saber o que fazer. É natural sentir-se inseguro ou nervoso ao discutir essas mudanças com outras pessoas. Expressar preocupações sobre sua própria saúde pode fazê-las parecer mais “reais”. Ou você pode temer perturbar alguém ao compartilhar observações sobre mudanças em suas habilidades ou comportamento. No entanto, estes são problemas de saúde significativos que devem ser avaliados por um médico, e é importante tomar medidas para descobrir o que está acontecendo.
0Comentários